segunda-feira, 25 de julho de 2011

O que é psicoterapia?


Existe toda uma aura de mistério acerca do que é o trabalho de um psicólogo na clínica e para que ele serve. Muitos pensam que a psicoterapia e exclusivamente para tratamento de doenças mentais ou então, que procurar ajuda para a solução de seus problemas pessoais, significa fraqueza. A estranheza que surge quando se pensa em contar seus problemas para alguém que nunca se viu, ou pagar pra que esse alguém lhe dê "conselhos" é fruto de alguns mitos que envolvem a prática do psicólogo clínico. Portanto aqui vão alguns esclarecimentos sobre isso. Afinal de contas, pra que serve a psicoterapia? O que existe na figura do profissional de psicologia que o capacita a lidar com o outro?

"A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano possa assumir, como transtornos psicopatológicos, crises pessoais, crises de relacionamentos, conflitos conjugais e familiares, distúrbios psicossomáticos, dificuldades nas transições da vida, crises profissionais, etc." É também um espaço favorável ao crescimento pessoal, um lugar/tempo/modo privilegiado de criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos, abrir novos canais de comunicação, de transformar padrões esteriotipados de funcionamento, oferecendo portanto, uma grande oportunidade de compreender e mudar as formas com que fazemos contato com o mundo; e é aí que estão colocadas todas as nossas relações.

Com tudo isso podemos então compreender o fundamental papel exercido pela psicoterapia na área da saúde, nos dias de hoje. Tendo em vista considerarmos "o homem como ser global global em relação constante com o meio em que vive", dentro da produção de sua existência, não podemos deixar de levar muito em conta o estreito laço que une o psiquismo às questões orgânicas e sociais que podem aparecer, dentre outras formas, como uma incapacidade momentânea de lidar com crises, conflitos.

Na psicoterapia criamos o espaço para trabalhar com todas essas questões de vida bem como pra trilhar caminhos em busca de soluções, o que cada vez mais tem se demonstrado como grande potencializador na transformação de vidas.

Desta maneira o objetivo principal deste tratamento é fortalecer a capacidade de auto gerenciamento e auto-regulação do homem que, através da tomada de consciência de si mesmo na medida da compreensão de seu funcionamento e dos fatos de sua vida, possa tomar para si a responsabilidade saudável pelo seu próprio crescimento, levando sempre em consideração suas potencialidades, capacidades, desejos.

"Aquele que se auto-realiza espera o possível. Aquele que quer realizar um conceito tenta o impossível." Fritz Perls

Nenhum comentário:

Postar um comentário