quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Menopausa não é uma doença
A menopausa pode ser um período de muito sofrimento na vida de uma mulher, pois implica em uma série de mudanças físicas e psicológicas. Ela marca o fim da fertilidade e o começo do envelhecimento e traz consigo, muitos sintomas que podem ser bastante desagradáveis. Mas para tudo existe uma solução.
Quando ocorre a menopausa?
A menopausa propriamente dita, ocorre quando a mulher menstrua pela última vez e só é declarada quando a mulher está há mais de 12 meses sem menstruar. A idade que isso acontece, varia de mulher para mulher, mas geralmente ocorre entre 45 a 55 anos. Em algumas mulheres pode ocorrer mais cedo, entre 30 e 40 anos e é chamada de menopausa precoce.
Com a pausa definitiva das menstruações, a mulher pára de ovular e ocorre grande declínio nos hormônios estrogênio e progesterona. Com a queda na produção desses hormônios, boa parte da mulheres sofrem com os sintomas típicos, como ondas de calor, alterações no humor e ganho de peso.
Climatério significa a perda gradual dos hormônios e os sintomas que antecedem o fim das menstruações. O climatério começa na pré menopausa e vai até a menopausa propriamente dita.
Classificações da menopausa
Pré-menopausa : Nesse período, a mulher ainda é fértil e suas menstruações são regulares, mas em alguns casos, algumas mulheres já começam a sentir alguns sintomas leves.
Perimenopausa : Corresponde a cerca de 4 anos antes da menopausa. Nessa fase, os sintomas se agravam, devido a queda de produção hormonal. Em muitos casos, a menstruação já não é mais regular, ou seja, ocorrem em intervalos maiores ou menores, podendo ser intenso ou não. Podem ocorrer períodos (meses) sem menstruação. Começa a aparecer sintomas como ondas de calor e suores noturnos.
Menopausa : É quando ocorre a última menstruação propriamente dita. À partir desse momento, a mulher não pode mais engravidar.
Pós-menopausa : Implica desde a menopausa até o fim da vida. Os sintomas abrandam gradativamente e desaparecem.
Sintomas físicos e psicológicos da menopausa
■Ondas de calor (Fogachos)
■Suores noturnos
■Infecções urinárias
■Incontinência urinária
■Alterações no humor
■Sinais de depressão
■Ansiedade
■Ataques de pânico
■Irritabilidade
■Dor durante o sexo
■Secura vaginal
■Alergias, problemas de sinusite
■Pele seca e pruridos
■Diminuição da libido ou inexistente
■Distúrbios do sono, insônia
■Formigamento no corpo
■Aumento de peso, especialmente em torno da cintura
■Confusão mental, problemas de concentração
■Esquecimento e perda sensível da memória
■Chiado, problemas respiratórios, tosse
■Queda de cabelo e pêlos no corpo
■Palpitações, mudança na frequência cardíaca
■Tristeza sem motivo aparente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Matéria retirada do site Beleza e Saúde!
ResponderExcluir