quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Criatividade para Crescer!!

Criatividade e Crescimento








Com o progresso do desenvolvimento, a criança adquire sucessivas habilidades, que por sua vez possibilitam sua maior inserção no mundo e uma maior autonomia para a percepção e satisfação de suas necessidades.



Quando nasce, o ser humano se encontra em total estado de dependência e o passar do tempo traz o seu desenvolvimento no sentido da busca por sua independência, autoconfiança e auto-estima elevada. Este seria o ideal de um indivíduo adulto e para tanto precisamos considerar com bastante cuidado as primeiras relações estabelecidas pela criança no seu trato social: família e escola.



Durante o processo de desenvolvimento sensório-psico-motor de um indivíduo, este enquanto organismo vivo, tende à expressão e atendimento de suas necessidades, sendo o caminho de sua saúde mental o relacionamento criativo com o meio em que vive para atingir os objetivos primordiais do crescimento. Dessa maneira o que podemos apontar como autonomia responsável de um adulto saudável, diz respeito à possibilidade do indivíduo estar no mundo a partir de suas próprias necessidades.



Contudo as primeiras impressões e noções que o homem em estado de dependência total (bebê) tem do mundo, lhe são dadas por outras pessoas; primeiramente os pais, e posteriormente a escola de maneira complementar. Portanto é necessário que estas relações ocorram no sentido de dar à criança possibilidades de discriminação entre si mesmo e os conceitos que vêm do meio. Só assim terá chance de se diferenciar como pessoa singular e desenvolver seu potencial criativo.



Muitas vezes, durante esse processo de discriminação, a criança é vista como rebelde, birrenta ou manhosa pela família por negar de maneira enfática o que vem do meio e não está de acordo com suas necessidades do momento. É um período às vezes difícil por ser permeado por confrontos, porém necessário para que a criança possa desenvolver a chamada “discriminação criativa” que a possibilita transformar e negociar com o meio em que vive.



O confronto, a negociação e a transformação são características fundamentais para a formação do indivíduo no sentido de dar suporte às inúmeras escolhas e demandas do mundo adulto.



Portanto é fundamental ao desenvolvimento saudável da criança que ela possa, dentro de suas limitações de escolha, tomar decisões e solucionar problemas, mesmo que isso lhe provoque algumas frustrações. Deixar a criança experimentar que em cada escolha reside a possibilidade de erro e a responsabilidade por suas consequências é permitir que ela cresça, amadureça e se torne um adulto feliz.











“ Através da fantasia podemos nos divertir junto com a criança, trazer à luz aquilo que é mantido oculto ou evitado, e saber o que se passa em sua vida através de sua própria perspectiva.”

Violet Oaklander – Gestalt Terapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário